Pesquisadores do Amapá desenvolvem cerveja stout com açaí e camu-camu

Uma estudante de biomedicina, Regina Araújo, criou em parceria com pesquisadores do Instituto Estadual de Pesquisas Científicas do Amapá (Iepa) uma cerveja orgânica que leva na composição o açaí e o camu-camu, frutas típicas da região amazônica.

Assim, criaram uma bebida com um sabor único e que traz benefícios cardiovasculares e cicatrizantes, graças ao aproveitamento total dos nutrientes presentes nas frutas, entre eles, a vitamina C.

Batizada de ‘Camuçaí’, a cerveja do tipo stout traz a cor roxa escura do açaí e tem teor alcoólico de 3,5%. A bebida feita com a polpa das frutas fermentadas ainda está em fase de degustação e análise sensorial, passando por formulações até o produto final, que poderá ser comercializado.

“Esse projeto tem o objetivo de potencializar os compostos benéficos dos alimentos que fazem bem para o organismo. A gente resolveu elevar o poder da antocianina no açaí, que tem ação antioxidante e cicatrizante. No caso do camu-camu aproveitamos a alta concentração de vitamina C”, explicou ao G1 a pesquisadora do Iepa, Ediluci Tostes, doutora em engenharia química, que orientou o projeto.

O OneBeerPerDay valoriza iniciativas que inovam e enriquecem a experiência de beber cervejas. Parabéns!

(Foto: André Rodrigues/Secom)

Veja reportagem do G1 sobre a Camuçaí: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/projeto-de-tcc-no-amapa-desenvolve-cerveja-com-acai-e-camu-camu.ghtml

Um comentário em “Pesquisadores do Amapá desenvolvem cerveja stout com açaí e camu-camu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s