Nova associação carioca de produtores independentes de cerveja artesanal busca melhorar diálogo com setor público e iniciativa privada

Representantes de cinquenta pequenas produtoras de cerveja anunciaram na última segunda-feira (4/9) a criação da Associação de Microcervejarias Artesanais do Rio de Janeiro (Amacerva-RJ). A organização surge para representar os interesses comerciais, econômicos e regulatórios do setor no Estado do Rio.

Mesmo enfrentando dificuldades na concorrência com grandes cervejarias, já que o tratamento fiscal dado aos grandes conglomerados de bebidas ainda é praticamente igual ao concedido às microcervejarias independentes, foram registradas 148 novas cervejarias em 2016 no Brasil, um crescimento representativo e inédito de 39,6% do mercado no país.

cervejeiros cariocas da Amacerva_divulgação
Cervejeiros(as) cariocas comemoram a criação da Amacerva-RJ/ Crédito: Divulgação

Vinicius Kfuri, sócio da cervejaria Hocus Pocus e nomeado o primeiro presidente da Amacerva, acredita que a entidade é uma força política representativa que irá ajudar a vencer desafios como a desburocratização da atividade e a conquista de benefícios fiscais no Estado (leia mais sobre o assunto aqui).

“Há dois anos discutimos a necessidade de termos uma voz forte para lutar pelo setor. As primeiras conversas nasceram após problemas que tivemos em eventos e com logística de distribuição, mas existem outras preocupações em comum”, explicou Kfuri ao blog ‘Aqui se Bebe’, de O Globo. “Hoje, nossa prioridade é a busca de um diálogo com o poder público na espera municipal, estadual e federal.”

A exemplo do que já existe no Estados Unidos, em uma iniciativa liderada pela Brewers Association (leia aqui), a Amacerva-RJ terá um selo da entidade que irá estampar os rótulos das cervejarias integrantes da associação (veja a imagem de destaque). A marca também poderá ser utilizada por bares que sejam aprovados em critérios técnicos, como armazenamento adequado de garrafas, latas e barris e a limpeza correta de chopeiras.

Representação do setor

No Estado do Rio, a estimativa é que existam mais de 170 produtores, entre fábricas de cerveja artesanal e cervejarias ciganas. Uma das primeiras missões da Amacerva será catalogar com precisão os dados deste mercado e apurar a relevância econômica da categoria, como o número de empregos diretos e indiretos gerados, o volume financeiro movimentado e a quantidade total de produção. Com os dados, a associação espera ter maior sucesso nas negociações com o setor público e com a iniciativa privada.

A Amacerva irá organizar um evento para 20 mil pessoas em 2018, ainda sem data nem local definidos, para dar visibilidade à entidade.

A organização do Estado do Rio se soma a outras entidades representativas do setor brasileiro de cerveja artesanal, como a pioneira Associação das Microcervejarias de Santa Catarina (Acasc), fundada em 2008, além da AcervA Paulista, AcervA Carioca, AcervA Gaúcha, Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM) e as nacionais Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e ACervA Brasil.

Já a representação das três maiores fabricantes da bebida no Brasil – Ambev, Grupo Petrópolis e Heineken Brasil/ Brasil Kirin – que respondem por cerca de 96% do mercado nacional, é feita pela Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil).

Endereços na web das entidades:

Associação das Microcervejarias de Santa Catarina (Acasc): http://acasc.com.br/

AcervA Paulista: http://acervapaulista.com.br

Abracerva: http://abracerva.com.br/

ACervA Brasil: https://www.facebook.com/acervabrasil/

ACervA Gaúcha: http://www.acervagaucha.com.br

ACervA Carioca: http://www.acervacarioca.com.br

Associação Gaúcha de Microcervejarias (AGM): https://www.facebook.com/agm.org.rs/

CervBrasil: http://www.cervbrasil.org.br

 

Imagem de destaque: Amacerva-RJ

 

Referências:

http://blogs.oglobo.globo.com/aqui-se-bebe/post/rio-ganha-associacao-de-microcervejarias-com-promessa-de-grande-evento-e-dialogo-com-o-poder-publico.html

http://blogs.oglobo.globo.com/aqui-se-bebe/post/artigo-o-crescimento-de-396-no-numero-de-cervejarias-em-2016-e-espetacular.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s