Festival de cervejas artesanais é grande acerto da São Paulo Oktoberfest. Tudo o que você precisa saber sobre o evento

Por Alexandre Lyra*

A São Paulo Oktoberfest 2017 está oficialmente aberta desde a última sexta-feira, 29 de setembro, e vai até domingo, 8 de outubro. Com uma proposta popular e o objetivo de agradar diferentes perfis de público, o evento deveria ter preço de entrada mais acessível. O ingresso parte de 40 reais (com acesso restrito a áreas descobertas), e pode chegar a 150 reais por pessoa. Há opções de desconto para quem for vestido com trajes típicos alemães.

Para os curiosos e apreciadores de cervejas artesanais, a grande atração é a área com mais de 30 opções de rótulos de marcas como Madalena, Cervejaria Avós, Dádiva, Cervejaria Blumenau, Schornstein, Bamberg, Perro Libre, El Roboto e Urbana, além da participação do Confrabeer SP – coletivo das cervejarias Freaktion, Satélite, Drakkar, Bragantina, Guarubier, Caverna, Croma, Synergy, Suméria, Doktor Bräu, Caravan, Heróica, Juan Caloto, Daoravida e Bersi Beer.

O evento – que, segundo a organização, entra definitivamente para o calendário da capital paulista – tem números grandiosos: a festa acontece no Parque Anhembi em uma área de 23 mil m² que deve receber mais de 100 mil pessoas nos oito dias de evento. A previsão é que serão servidos 90 mil litros de bebidas (75 mil litros só de chope) e 40 toneladas de comidas típicas alemãs e brasileiras. No total, são 1,2 mil pessoas trabalhando no evento.

A festa é dividida em três amplos espaços. O Biertent, tenda com palco para apresentações musicais e serviço de chopes, bebidas destiladas e comidas diversas. O Biergarten, espaço com mesas ao ar livre e diversas barracas de alimentos, bebidas e produtos variados, em que é possível também acompanhar os shows do palco externo. E, ainda, o Bierpark, um parque de diversões com roda-gigante, carrossel e brinquedos para crianças.

Parece complicado, mas não é. Trata-se de uma grande área em forma oval com uma tenda no meio. Uma volta de reconhecimento já é o suficiente para se localizar e entender onde fica cada atração.

Artesanais

O 1º Festival de Microcervejarias Artesanais, localizado em um uma extremidade do Biergarten, espaço mais amplo do evento, é o maior acerto da São Paulo Oktoberfest. São cerca de 30 opções de rótulos de alta qualidade de cervejarias artesanais independentes, alguns recém-lançados e uma receita exclusiva. Os preços variam entre 12 e 25 reais de acordo com o estilo e com a dose (de 300 ml ou 500 ml).

A novidade exclusiva é a Märzen colaborativa de 17 cervejarias de São Paulo integrantes da Confrabeer SP. Trata-se de uma lager com malte levemente tostado, corpo médio, teor alcoólico de 6% e com amargor floral moderado. O estilo Märzen é o símbolo da Oktoberfest alemã e esta tradição foi replicada nas Oktoberfests que pipocaram ao redor do mundo. Por 12 reais a dose de 300 ml, o visitante não pode sair da festa sem ter experimentado a excelente Märzen da Confrabeer SP.

Também vale destacar as opções da cervejaria Blumenau, em especial a premiada Blond Ale, que não são facilmente encontradas aqui em São Paulo. A Pipeline Oat American Pale Ale, da Croma Beer, e a Double IPA Powder & Resinate, da Perro Libre, também merecem destaque pela alta qualidade e por serem praticamente inéditas.

De um modo geral, o visitante pode gastar o tempo no espaço das artesanais, que têm opções para todos os gostos e bolsos.

29 09 17 (19)
Brinde com canecas de 1 litro na Biertent

Avaliação geral

O acesso difícil ao local do evento e os preços de entrada, caros, deixam qualquer pessoa desconfiada em relação a São Paulo Oktoberfest.

O Parque Anhembi, fora da região central da cidade, tem estação de metrô mais perto a 20 minutos a pé (Portuguesa-Tetê) e conta com linhas de ônibus restritas. Além disso, os preços de entrada salgados são incompatíveis com a primeira edição do evento que ainda precisa conquistar um público. Um casal que quer ter acesso a todas as áreas da festa gasta 200 reais apenas para entrar.

Pelo menos, a SPTrans disponibiliza ônibus identificados com a logomarca do evento em dois terminais: Barra Funda-Anhembi (linha 879A-10) e Tietê-Anhembi (linha 179A-10), pelo valor da passagem em vigor (R$ 3,80). Os veículos saem a cada 15 minutos da Barra Funda, e a cada 4 minutos do Tietê, das 12h às 23h.

A organização da festa também estabeleceu parceria com a 99 Táxi e oferece descontos para o público da Oktoberfest. No período do evento, os passageiros tem 25% de desconto ao inserir o cupom SPOF25 no aplicativo, em duas corridas por dia nas categorias táxi e 99POP.

A boa diversidade de opções de cerveja e alimentação, atrações musicais populares, parque de diversão e brinquedos para crianças constituem um evento que agrada a toda família, de fato. É caro, mas cumpre com o que promete.

Por sua grandiosidade e abrangência de público, a São Paulo Oktoberfest pode, sim, contribuir para a difusão da cultura cervejeira na maior cidade da América Latina. Em eventos assim, o grande público tem a oportunidade de experimentar estilos diferentes de cervejas e, dessa forma, entrar em contato com uma ampla versatilidade de sabores, cores e aromas. A festa é propícia para conquistar novos consumidores de cerveja artesanal e seus diferentes estilos. Mas o preço de entrada precisa ser mais acessível.

* Beer sommelier, jornalista e editor do OneBeerPerDay

Fotos: divulgação

Serviço – 1ª São Paulo Oktoberfest

Local: Parque Anhembi – Sambódromo

Endereço: Rua Prof. Milton Rodrigues, 102, Santana – São Paulo

Horários:

– Quarta (4/10), quinta (5/10) e sexta (6/10), das 14h às 22h

– Sábado (7/10) e domingo (8/10), das 12h às 23h

Preço: R$ 40,00 a 150,00

Como chegar: https://saopaulooktoberfest.com.br/informacoes

Atrações musicais: https://saopaulooktoberfest.com.br/atracoes

Cardápio e cervejas: https://saopaulooktoberfest.com.br/cardapios

Ingressos: https://saopaulooktoberfest.com.br/ingressos

Site: https://saopaulooktoberfest.com.br/

Um comentário em “Festival de cervejas artesanais é grande acerto da São Paulo Oktoberfest. Tudo o que você precisa saber sobre o evento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s