Concurso Brasileiro da Cerveja revela as melhores do País. Confira a lista completa!

Nesta semana, as atenções do meio cervejeiro estão voltadas para Blumenau (SC), a Capital Nacional da Cerveja por lei (13.418/2017). A cidade sedia a 10ª edição de um dos principais eventos cervejeiros da América Latina – O Festival Brasileiro da Cerveja. Começa nesta quarta-feira, 7 de março, e vai até sábado, 10 de março, com mais de 800 rótulos de 100 cervejarias. São esperados cerca de 40 mil visitantes nos quatro dias de evento no espaço Vila Germânica.

As melhores do Brasil

Outra atração é o 6º Concurso Brasileiro da Cerveja (CBC), o maior da América Latina e o segundo maior do mundo em número de rótulos. Foram 2.859 cervejas inscritas, todas fabricadas no Brasil, avaliadas por 82 jurados de 20 países, entre 3 e 5 de março. A cerimônia de premiação foi realizada na noite desta terça-feira, 6 de março, e para acessar a lista completa dos vencedores, clique aqui.

Principais prêmios

A Cervejaria Cathedral, de Maringá (PR), superou as favoritas e foi eleita a Cervejaria do Ano de 2018, com maior pontuação pelas medalhas recebidas. O segundo lugar ficou com a consagrada Bodebrown, de Curitiba, a mesma colocação de 2017. E em terceiro ficou a também reconhecida cervejaria gaúcha Tupiniquim.

O prêmio de melhor cerveja do concurso (The Best of Show Comercial) ficou com a Dark Sour da Cervejaria Dádiva (São Paulo), uma Flanders Oud Bruin. O segundo lugar ficou com a catarinense de Lauro Müller – Lohn Carvoeira Pimenta – uma Russian Imperial Stout com pimenta. E a terceira colocação ficou com a Capa Preta Porter Berry, uma Fruit Beer de Belo Horizonte.

Entre as cervejas ainda inéditas no mercado (The Best of Show Experimental), o primeiro lugar foi para a Goiabêra, uma Catharina Sour com adição de goiaba da Cervejaria Istepô, de São José (SC). A segunda colocação ficou com a Cacau Bomb, da belo-horizontina Backer; e a terceira colocada foi a Brahma Heller Bock, da Ambev.

Prêmios e metodologia

O concurso distribuiu ao todo 252 medalhas, sendo 70 de ouro, 86 de prata e 96 de bronze. Foram premiadas 8,81% do total de cervejas inscritas.

Medalhas de ouro, prata e bronze de 157 sub-estilos reuniram um total máximo de 471 prêmios, mas nem todas as medalhas foram distribuídas. É comum algumas premiações ficarem sem vencedores por não haver cervejas inscritas que atendam os critérios de excelência do concurso, principalmente nos estilos menos populares.

Além disso, há os reconhecimentos de destaque: Cervejaria do Ano, The Best of Show Comercial (melhor cerveja do CBC já comercialmente vendida) e The Best of Show Experimental (a melhor cerveja do concurso ainda não comercializada).

As três Cervejarias do Ano são a que atingiram maiores pontuações pelo número de condecorações, sendo que medalha de ouro soma 10 pontos; prata, 6 pontos; e bronze, 3.

As categorias de inscrição foram Comercial, já comercializadas pela cervejaria; ou Experimental, destinada a cervejas não vendidas comercialmente até 19 de janeiro de 2018. A diferença entre as categorias é que as experimentais não computaram pontos para o prêmio de Cervejaria do Ano e nem para o The Best of Show Comercial. Porém, elas foram julgadas juntamente com as cervejas de mesmo estilo inscritas na Categoria Comercial e puderam receber medalhas dentro do estilo em questão, além de poderem concorrer ao prêmio The Best of Show Experimental. Para acessar o regulamento completo do CBC 2018, clique aqui.

Mercado crescente

O concurso teve um total de 475 cervejarias brasileiras participantes em 2018. Isso significa que 70% do total de cervejarias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) inscreveram rótulos no concurso deste ano. Essa edição também contou com cervejas fabricadas em Alagoas, Amazonas e Rio Grande do Norte pela primeira vez, ampliando as fronteiras cervejeiras para além dos tradicionais mercados do Sul e Sudeste do País.

Uma feira de negócios que reúne produtores, fabricantes de equipamentos e insumos, comerciantes e empreendedores da cadeia cervejeira também é realizada simultaneamente, entre 7 e 9 de março.

Mas é no festival, do contato direto entre apreciadores e profissionais, regado a excelentes cervejas, é que está a grande contribuição para o desenvolvimento da cultura cervejeira no Brasil.

Acompanhem nos canais do OneBeerPerDay, em especial o Instagram, a cobertura ao vivo do festival e degustação das melhores cervejas do Brasil. Um brinde!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s